Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
HBO | História ficcional x Racismo real
Palavras-chave:
roteiro, vídeo, diversidade, inclusão, campanha, conceito
Desafio:
Desenvolver campanha para o Dia da Consciência Negra.
Estratégia:
Criar linhas criativas para uma campanha de crítica a atitudes racistas, seguindo o conceito “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, que unificou a campanha do Dia da Consciência Negra da HBO de 2022 no mundo todo. As linhas criativas foram:
1. História ficcional x racismo real: os personagens não são reais, mas o racismo é. Usamos cenas da ficção, de séries da marca HBO, para mostrar ao público situações de racismo que não deveriam ser aceitas.
2. Talentos negros x comentários racistas: trabalhamos a oposição da pequenez e insignificância de comentários racistas diante da grandiosidade de talentos negros da HBO.
3. Ocupar todos os lugares: mostrar ao público que pessoas negras ocupam com maestria todos os lugares que quiserem, como a música, os esportes, a TV, etc.
A seguir, você pode conferir algumas peças resultantes dessa campanha:
Em 2022, com o lançamento da série A Casa do Dragão, o ator Steve Toussaint, que interpretava Lord Velaryon, sofreu uma série de ofensas e ataques racistas nas suas redes sociais. Alguns fãs do livro não concordavam com o fato de que um personagem de livro de ficção pudesse ser representado, na série, por um ator negro, e se sentiram livres para cometer o crime de racismo escondendo-se por trás de seus avatares das redes sociais.
Infelizmente, com as redes sociais da HBO não foi diferente: alguns usuários passaram a fazer comentários horríveis em postagens como as do documentário Funk.Doc, sobre ascensão da cultura negra funk no Brasil, por exemplo, e nem mesmo Zendaya, uma das atrizes mais belas e talentosas de sua geração, escapou de comentários racistas acerca de sua aparência.











